Ano Litúrgico

O Ano Litúrgico foi elaborado pela Igreja com o objetivo de comemorar os acontecimentos marcantes da História da Salvação.
Difere-se do Ano Civil, que começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de dezembro.
O Ano Litúrgico tem seu início no 1º domingo do Advento e termina no último sábado do Tempo Comum, ou seja, na véspera do 1º domingo do Advento. Desenrolam-se então os diversos ciclos. Sendo o primeiro o do Natal. Os quatro domingos antes do Natal são ditos do Advento, palavra que significa vinda, chegada. Época de preparação espiritual para a solenidade do Nascimento de Jesus. O Advento termina dia 24 de dezembro à tarde. É um período de esperança e purificação da vida. A cor deste tempo litúrgico é a roxa.
Segue-se a solenidade do Natal, ciclo que termina na festa do Batismo de Jesus. É tempo de alegria e júbilo, daí a cor branca. No domingo seguinte ao Natal, comemora-se a Epifania que dura três semanas. É uma festa que lembra a manifestação de Jesus como Filho de Deus. Neste ciclo de Natal também são celebradas as festas da Apresentação do Senhor no dia 2 de fevereiro, da Sagrada Família, de Santa Maria Mãe de Deus e, como foi dito, do Batismo de Jesus.
O Tempo Comum, na sua primeira parte, começa na 2ª feira após o Batismo de Jesus e termina na Véspera da Quarta-feira das Cinzas. A Igreja incute então a esperança e insiste na escuta atenta da Palavra. A cor deste tempo é o Verde, símbolo da esperança cristã.
Depois vem a Quaresma que principia na Quarta-Feira das Cinzas e vai até a Quarta-feira da Semana Santa. Época de penitência e conversão. Volta a cor roxa.
Vem em seguida a Páscoa, cujo início se dá na Quinta-feira Santa e se estende até o dia de Pentecostes. Ocasião de alegria, pois Cristo venceu a morte! A cor é branca. O domingo de Páscoa é o maior dia do ano! Como foi registrado acima, a Páscoa tem seu abertura com a Ceia do Senhor na quinta-feira santa. Neste dia é celebrada a Instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Na sexta-feira celebra-se a Paixão e Morte de Jesus. No sábado acontece a solene Vigília Pascal. Este é o Tríduo Pascal que prepara o Domingo da Ressurreição.
Depois do Domingo de Pentecostes começa a 2ª parte do Tempo Comum que vai até a Véspera do 1º domingo do Advento. Ao todo são 34 semanas. É um período que nos mostra que Deus se fez presente nas coisas mais simples. Note-se que “o Tempo Comum não é tempo vazio. É momento no qual a Igreja continua a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino.”, como bem ressaltou a CNBB. (Doc 43).

Nenhum comentário:

Postar um comentário